Sempre ALERTA

Os filhos são, com certeza, nossos maiores tesouros, por isso é importante estarmos sempre alertas a tudo que lhes diz respeito. Principalmente a saúde.
Aqui em casa procuramos observar todos os detalhes do desenvolvimento das crianças. 
Se estamos com alguma dúvida sobre alguma coisa, não ficamos aqui e ali perguntando pra leigos, vamos direto ao especialista correspondente, pois é melhor prevenir do que remediar, já diz a sabedoria popular, não é?

Desde que entrou na escola a Tia Ana me dizia que o Davi deveria ter Adenoide, e nós sempre perguntávamos aos pediatras que estavam lhe atendendo sobre o assunto, mas eles não confirmavam nada. Recentemente descobrimos que ele  tem "um moderado aumento das partes moles do cavum por hipertrofia de adenoide".
Depois de relatar a nova pediatra, aqui em Bagé, que ele estava roncando enquanto dormia, que tinha o sono muito agitado e seguidamente acordava chorando; ela nos pediu um RX de Cavum, foi assim que descobrimos essa desagradável companhia que ele terá por algum tempo, pois o máximo que podemos fazer agora é o uso de uma medicação que poderá ajudar conter o aumento.

Também o levamos num traumatologista, pois observamos que seus pezinhos pareciam estar ficando "chatos".
Depois de examina-lo, o médico concluiu que ele não tem pés chatos, mas que ao andar seus pés estão chatos.
Solicitou um RX da bacia e dos dois pés. O resultado foi: Estruturas ósseas preservadas, pé plano e genuvalgo em ambos os pés (quer dizer que seus pés estão OK). 
Então o problema é postural. Foi encaminhado para fisioterapia com a solicitação de correção da marcha, pois ao andar ele força os pés para dentro e isso poderá prejudicar (no futuro) seus joelhos.

Quando a Cecília nasceu, percebemos que suas perninhas eram curvadas e que seu pezinho direito estava muito virado pra dentro. Não tivemos dúvida, após conversar com a pediatra a levamos ao traumatologista. Ele nos disse que isso se deu devido a maneira que ela ficou posicionada durante a gestação. Solicitou o RX da Articulação Coxo-Femural Direita e Esquerda, e descobrimos uma pequena alteração. O médico procurou nos tranquilizar, e disse que como foi uma diferença muito pequena (25° normal, e ela apresentou 28°), conforme ela fosse crescendo isso iria se normalizar e que quando ela completasse um mês repetiríamos o RX. Realmente ouve uma diferença no RX que fizemos dela já com um mês (25° direita e 26° esquerda). Agora, com 5 meses faremos o 3° RX e o próximo será com 1 ano.

Continuamos sempre alertas! Pois com saúde não se brinca.

Achei importante falar sobre isso, porque as vezes observo que algumas mães parecem ter medo de descobrir algo ruim. Mas penso que é muito pior ficar na dúvida do que procurar ajuda, por menor que seja o suposto "problema"!
Comente pelo Blogger
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. AMEI ESSE ASSUNTO! ME TRANQUILIZOU E ME ORIENTOU UM POUCO MAIS.



    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Dona Maricota Feliz - Layout Personalizado por Giselle Carvalho
Subir